Hidrologia - Esbanjar Água

Hidrologia - Esbanjar Água

Instruções Valiosas para não esbanjar água

 

INSTRUÇÕES VALIOSAS PARA NÃO ESBANJAR ÁGUA

 

 

 

 

Texto extraído do site: www.cpt.com.br

CURSOS

 CONTATO / MAPA DO SITE

HIDROLOGIA

 

É uma afirmação lamentável, mas da metade da população brasileira desperdiça água em suas tarefas diárias

 

"Precisamos entender, de uma vez por todas, que água de boa qualidade é um recurso limitado e seu fim será tanto mais rápido quanto maior forem os maus tratos para com as nascentes e os mananciais. Poderíamos economizar 40% da água consumida por nós, sem interferir em nosso conforto ou nossa rotina diária. Mas fazemos o contrário: desperdiçamos água sem nos darmos conta do mal que proporcionamos a nós mesmos" está é uma declaração do engenheiro florestal e professor do Curso CPT Online Lençóis, Nascentes e Produção de Água, Osvaldo Ferreira Valente. Curso de hidrologia ead. João Pessoa, Curitiba e Recife.

Curso online.

 

Instruções Valiosas para não esbanjar água

 

Instruções Valiosas para não esbanjar água - Verdadeiramente, é enorme a quantidade de água doce distribuída em nosso planeta. Porém, essa distribuição é desigual entre os países. Existem países e regiões que sofrem com a falta de água doce, que é o caso do Oriente Médio, enquanto a China e o Brasil possuem amplas reservas de água doce. Apesar do Brasil possuir uma das maiores fontes de água doce do mundo, como por exemplo, os aquíferos subterrâneos, existentes em inúmeras regiões do país, citamos o sertão nordestino, as pessoas que ali vivem não têm acesso a esse recurso natural. Curso ensina a conservar e manejar nascentes.

 

Curso a distância. 

 

Devemos nos colocar no lugar dessas pessoas e imaginar o que seria de nós sem água potável para suprir nossas necessidades diárias. Ao invés disso, desperdiçamos água no banho, ao escovar os dentes, ao lavar louça, ou mesmo ao regar plantas. Além disso, destruímos nossas nascentes e mananciais com o desmatamento, com as queimadas, com as práticas agropecuárias inconsequentes. Muitas vezes, o consumo é tão elevado, que as unidades de tratamento de água não conseguem atender à demanda populacional.

Curso pela internet.

 

A média de consumo diário de água no Brasil é de 185 litros por pessoa, isso representa 20% do consumo de água no país. Mas da metade da população brasileira desperdiça água em suas (atividades) tarefas domésticas diárias. O consumo de água em países com mais desenvolvimento alcança escalas altíssimas, volumes que passam o dobro do consumo de água pelos brasileiros. Se não houver compreensão em todo mundo quanto a utilização da água, diversos países entraram em crise pela falta desse recurso. Curso online sobre lençóis e nascentes.

Curso EAD.

 

Dicas importantes para não desperdiçar água

 

01 - O gasto de água usado no banheiro é muito grande. A utilização de válvula instalada na parede traz muito prejuízo, pois gasta uma média de 30 litros de água cada vez que é acionada. Portanto, se aconselha a instalação de caixa fixada no próprio vaso sanitário, pois essa modalidade gasta a metade de água, se comparado ao vaso tradicional. Atualmente existem também vasos sanitários com duas válvulas, com elas se consegue controlar o volume de água por descarga para 3 a 6 litros.

02 - Outra coisa que causa um desperdício absurdo é o banho. Com um banho de apenas cinco minutos o gasto é de 30 litros de água. Pense num banho de 30 minutos ou uma hora! É um desperdício incalculável! Também é aconselhável diminuir o tempo de banho o quanto for possível e dar um jeito de reaproveitar a água para lavar a calçada, o quintal, a garagem. Procedimentos parecidos podem ser aplicados na água usada na lavagem de roupas e nas torneiras do banheiro. Essas podem ser tratadas e armazenadas em reservatórios. A reutilização dessas águas, contribui para se economizar na conta de água.

03 - O que pode fazer diferença também na conta é ter cuidado com as torneiras do banheiro e da cozinha, lavar o que for pra lavar e em seguida fechar a torneiro, abrindo novamente só no momento do enxágue. Enquanto se faz a escovação dos dentes, fecha a torneira. Procedimento que se repete ao fazer a barba ou lavar a louça. Mais uma dica interessante e que ajuda na economia de água e controle da conta, é a utilização de arejadores nas torneiras, eles ajudam para uma distribuição melhor do jato de água e evita o desperdício. Essas peças não são caras e são fáceis para instalar. 

04 -  A lavagem de garagem, automóveis e calçadas, deve ser efetuada com balde. Isso é um modo sustentável de utilização da água vinda do abastecimento público. Aconselha-se fazer o reúso da água do banho e da lavagem de roupas. Todavia, tudo isso torna-se inútil, se não tiver cuidado com as tubulações e torneiras para conter vazamentos. 

 

O que fazer para economizar agua e salvar o planeta

Especialização em hidrologia

O que é hidrologia

Estudo sobre a hidrologia

Como proteger as nascentes

Especialização em hidrologia a distancia

_________________________________

AGRONEGÓCIOS - EMPREENDEDORISMO - EDUCAÇÃO - SAÚDE - TODOS CURSOS