Como produzir mel de qualidade

Como produzir mel de qualidade

 

 

 CONTATO / MAPA DO SITE

Texto extraído do site: www.cpt.com.br

 

COMO PRODUZIR MEL DE QUALIDADE

 

É bom conhecer as técnicas de manejo de abelhas, pois elas contribuem imensamente com a qualidade do mel

 

APICULTURA - CURSOS

" No Brasil, o consumo de mel tem crescido significativamente, ao mesmo tempo em que as exportações têm garantido bons preços ao produtor. Entretanto, para alcançar sucesso, o apicultor deve contar com uma boa infraestrutura e aplicar as melhores técnicas de manejo. Com isso, chega-se a um mel de alto padrão de qualidade, com alto valor agregado", destaca Paulo Sérgio Cavalcanti Costa, médico veterinário e professor do Curso CPT  a Distância e Online Manejo do Apiário - Mais Mel com Qualidade.

 

Como Produzir Mel de Qualidade

Como produzir mel de qualidade.

 

Como é definido o mel?

Define-se mel como produto originado das abelhas melíferas, pertencentes a espécies com ou sem ferrão. Após coletarem néctar das flores e partículas vivas de espécies vegetais específicas, as abelhas levam esses elementos para maturação nos favos da colmeia, até surgir o saboroso mel. A qualidade do mel depende da origem da flora apícola, do clima e da altitude da região, além do manejo das abelhas.

cursos online.

 

Qual a classificação do mel?

A classificação do mel depende de sua origem. Existe o mel monofloral, originado de flores da mesma família botânica, cujas características físico-químicas são particulares. Além desse tipo específico de mel, há o mel polifloral, resultante de diversas fontes florais. No Brasil, o mel produzido vem de 30.000 espécies vegetais apícolas. No mercado, o tipo de mel mais comum é o mel de eucalipto pela viabilidade técnica e econômica.

Curso de produção de rainhas e multiplicação de enxames.

 

Qual a cor ideal do mel?

Tanto o aroma como a cor do mel são determinados por aspectos, como condições climáticas durante a coleta do néctar, temperatura na fase de maturação nos favos, fonte da flora apícola, manejo das abelhas, além do processamento e armazenamento do mel. No mercado nacional, a cor do mel pode varias do tom branco d'água a âmbar escuro. Já no mercado externo, as cores ideais do mel vão do tom extra branco a extra âmbar claro. Curso de fabricação de mel.

Curso a distancia.

 

Qual o teor de umidade aceitável no mel?

A porcentagem de água no mel pode chegar a até 21% (no Brasil, a até 20%). Essa umidade é determinada por alguns fatores, como colheita antes da desidratação total do mel e fonte da espécie flores apícola. Em geral, o mel maduro apresenta menos de 18,5% de água, o que indica um bom padrão de qualidade. Mesmo porque o teor de umidade no mel impacta na viscosidade, na cristalização, no sabor, na conservação e no peso do produto.

Curso pela internet.

 

Qualidade do mel e porcentagem de água

qualidade do mel é determinada pelo teor de água e pela suscetibilidade de fermentação. O mercado exige um teor de umidade entre 16,8% e 17%, o que aumenta a durabilidade do produto. Quanto menor a porcentagem de água no mel mais tempo ele pode ser armazenado sem fermentar. Já uma umidade acima de 21% indica que o mel é impróprio para comercialização, pois poderá facilmente deteriorar.

 

Aprenda sobre padrão de qualidade do mel

Tecnicas de producao de abelha rainha

Como melhorar a produção de mel

Etapas do processamento do mel

Boas práticas apícolas

Curso de apicultura a distancia

 

 

Quer saber mais sobre o curso? Assista o vídeo.

 

 

Conheça os Cursos CPT  a Distância e Online da Área Apicultura.

Leia o artigo "Mel - o segredo da alta durabilidade."

 

______________________________________

AGRONEGÓCIOS - EMPREENDEDORISMO - EDUCAÇÃO - SAÚDE - TODOS CURSOS